top of page

[gone] MEXICO: Lisbon Show


[gone] MEXICO: Lisbon

Opening Friday, May 22nd from 18:00 to 23:00

O [gone] Project traz consigo um conjunto de vários projectos fotográficos da experiência de viagem de Anastasia Fugger e Carolina Pimenta. Tendo como ponto de partida uma antiga amizade e uma paixão partilhada por viagem e fotografia, o [gone] Project, de Anastasia e Carolina, oferece um novo caminho na exploração de um local através de uma colaboração única entre duas lentes.


Depois de uma extensa viagem pelo México, as duas fotógrafas capturaram imagens arrebatadoras com um perspicaz sentido de humor e de percepção. Fundindo os dois olhares, no mesmo local, ao mesmo tempo, resultou num sublime trabalho passível de se dividir entre fotografia de arte e viagem. As imagens ostentam faces distintas da cultura mexicana e são dispostas em pares, partilhando uma reflexão comum da experiência.


O [gone] MEXICO, a primeira série do [gone] Project, é o resultado de um mês de viagem de Yucatan até à região de Oaxaca, onde duas fotógrafas exploram aspectos de complexidade na dinâmica colaborativa. Carácter explorado no final dos anos 70, quando artistas como Fischli e Weiss dedicaram exclusivamente as suas carreiras artísticas a explorar os diferentes trâmites da colaboração. Fugger e Pimenta exploram também em conjunto o encontro íntimo, cara-a-cara, das suas lentes com o estereótipo semiótico da cultura tradicional mexicana e é com isso que trazem o seu lado pessoal para o projecto. Questionando a sua relação, reconhecendo as suas diferenças e permitindo um diálogo visual fluido entre ambas.


Esta série propõe uma reflexão da natureza volátil das fronteiras da cultura, numa caminhada por solo desconhecido com intensidade emocional e interesse na espiritualidade. A natureza dos capítulos futuros deste projecto concentra-se em estabelecer bases para partir à descoberta e contar micro-narrativas através de imagens. O desejo de criar uma história como ponto de começo para um estilo reconhecível que combine uma identidade única, humor e honestidade nas emoções, propositadamente afastadas do formato de conteúdo documentário.


Address

Galeria Graça Brandão Rua dos Caetanos, 26 Lisboa (Bairro Alto)

22nd of May - 21st of June

Tue - Sat: 11:00 am - 7:00 pm

______________________________________________________________________________________________

Featured Posts
Recent Posts
bottom of page